Sindhospi realiza Workshop Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente
Palestra foi ministrada pelo Dr. João de Lucena

O Sindicato  dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí  (Sindhospi) realizou em parceria com o  SEBRA/PI, a  ENAESS e  a Bionexo o Workshop Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (29) no Auditório do Sebrae e foi ministrado pelo Dr. João de Lucena Gonçalves.

O objetivo do workshop é trazer informações de implantar o núcleo de segurança do paciente conforme a determinação da Anvisa. O Dr. João de Lucena afirma que o núcleo é importante para evitar todos os danos que são evitáveis aos pacientes. “Isso faz parte de um processo de qualidade que o Brasil estamos melhorando. Por exemplo, antes de 2013 somente os hospitais haviam conquistado o selo de Acreditação, que é o que dão padrões de qualidade e segurança. Atualmente mais 3000 hospitais e clínicas já tem o núcleo de segurança”, explica.

Durante o Workshop foram debatidos sobre como organizar para instituir o Núcleo de Segurança do Paciente; como deve ser constituído o Núcleo de Segurança do Paciente; quais as principais atividades do Núcleo; como analisar os incidentes relacionados à assistência à saúde; indicadores para o monitoramento dos incidentes relacionados a assistência à saúde.

Para o diretor do Sindhospi, Sylvio Colonna Romano, a entidade sempre tem tentado capacitar os seus associados e por isso tem promovido workshops, palestras e cursos. “O curso de hoje nós trouxemos o Dr. João Lucenna para falar de um tema que é uma questão legal e que todas as instituições de saúde deverão ter implantadas o núcleo de segurança ao paciente em pouco tempo. E o Sindhospi com isso, visa capacitar para esse tipo de necessidade sensibilizando os colaboradores, gestores e proprietários da empresa de saúde”, comenta.

No dia 30 de novembro a programação ainda contará com o resto do Workshop na parte da tarde. Já pela manhã haverá o Seminário de Gestão e Inovação da Tecnologia da Saúde.

Confira programação:

• 08:30h  Ã   Cerimônia de Abertura do Seminário

09:00h
    à  Workshop:  Digital Health Revolution – Nova Era Para o Ecossistema de Saúde
    PALESTRANTE: Guilherme Hummel

Conteúdo Programático:

• Tranformações globais dentro da Cadeia de Saúde. Novo perfil dos Sistemas de Saúde (público e privado) e de seus usuários no Século XXI;
  • A explosão mundial em Connected Care: inovações, tecnologias emergentes e o impacto para prestadores de serviços, financiadores, manufatura, comunidade médica, Estado e usuário final;
  • Consumerization of Healthcare: “Ceder no contornável, ganhar no essencial”;
  • Tendências e desafios das tecnologias emergentes, tais como: mHealth, Medical Devices, TeleHealth, eHealth Cloud, Big Data, Artifical Intelligence (AI), Drugs Delivery, Robotics, Machine Learning, etc. Exemplos de repercussão em vários países e regiões do mundo.

10:00h
    à  Talk Show Bionexo:  Como tecnologia e a automação podem agregar valor nos processos com OPME. Cenário atual e tendências de mercado
    PALESTRANTE: Odorico Rebelo

11:00h
    à  Coffe Break

11:30min
    à  Palestra Magna:  Saúde Digital – Um Império Romano
    PALESTRANTE: Raelson Batista

Conteúdo Programático:
  • Oportunidades de empreendedorismo digital na área da saúde;
  • Interpelação entre o desenvolvimento digital da saúde e os aspectos humanitários do atendimento de pacientes;
  • Os benefícios organizacionais, econômicos, administrativos e de suporte para as instituições assistenciais;
  • O acesso digital em um universo de limitações ainda consistentes do ponto de vista social e econômico no Brasil.

13:00h
    à  Encerramento do Seminário

14:00 às 17:00h
    à  Continuação do Workshop:  Implantação das Metas de Segurança do Paciente (MSP);
    INSTRUTOR: João de Lucena Gonçalves

• Identificação do paciente;
  • Comunicação efetiva;
  • Segurança no uso de medicações de alto risco;
  • Segurança do ato cirúrgico;
  • Higiene das mãos;
  • Queda do paciente;
  • Lesão por pressão;
  • Infecções adquiridas na assistência de saúde (ICSCVC , PAV, ITUCVD).

15:30min
    à  Coffe Break